segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Araçá

Corria o ano da graça de 2001 quando me mudei para a minha rica casinha e tive a feliz ideia de querer uma árvore de fruto lá plantada.
Quem conhece bem esta terra, sabe que árvore de fruto que não dê trabalho, que não precise de muito espaço e que não seja obrigada a estar protegidas em quintas por causa dos nossos ventos são coisas raras. ainda assim decidi apostar no Araçaleiro ( eu chamo-o assim, mas pelos vistos o nome verdadeiro é Araçazeiro).
Ano após ano à espera de ver os seus benditos araçais (tinham-me dito que em 3 a 4 anos já daria fruto). No ano passado tive uma conversa séria com ele, tipo Zézinho e o seu Pé de Laranja Lima e disse-lhe algo do género: " Olha lá, meu querido, tenho muita fé em ti, mas 9 anos à espera dos teus araçais já é um exagero. Das 2 uma, ou começas a produzir ou então vais ser substituído."
Hoje comi o meu primeiro araçal, yamiiiiiiii.


6 comentários:

  1. Adorei o texto. E fizeste-me recordar supostos nomes que dão ao bendito araçal. Já ouvi pelo menos, Oraçal e Iraçal.ahahahh

    ResponderEliminar
  2. Um dos meus frutos preferidos! Adoro.

    ResponderEliminar
  3. Ahhhh...Como eu gosto de araçais, ainda que tenha sempre dificuldade em escrever este raio de palavra!

    Lembram-me a minha infância, escarranchada no muro do quintal, a roubá-los ao vizinho de trás...Que infância feliz que eu tive :)

    ResponderEliminar
  4. Olá boa tarde a todos..
    Eu sou de Portugal e gostava de saber em que época do ano posso semear araçá, já que tenho na minha posse milhares de sementes..
    vivo num apartamento, mas tenho uma espécie de marquise e muitos vasos com terra..
    agradeço respostas, o meu mail é marcyoandry@hotmail.com , Márcio Pereira
    já agora, se alguém quiser comprar, vendo sementes

    ResponderEliminar
  5. Márcio
    Cá, nos Açores e que eu saiba, o que nós fazemos é cortar um ramo de um Araçaleiro e plantá-lo, isto feito em outubro ou novembro.
    Se é possivel semear, isso eu já não sei...
    :)

    ResponderEliminar