sábado, 29 de agosto de 2009

Cismas Minhas




Desde que me conheço como gente, que tenho cismas...

Cismo com as coisas e depois dê por onde der, tem que ser como cismo.

Hoje venho por este meio declarar que I SURRENDER, eu DOU O BRAÇO A TORCER, a uma das minhas maiores cismas.
Tinha, e sim digo tinha ( passado) a cisma que ou lia o livro ( o que por norma acontecia 90% das vezes) ou via o filme do mesmo livro. Nunca, mas nunca fazer as duas coisas em tempo algum.

Há alguns meses vi o filme " The Reader" e simplesmente adorei. Adorei a interpretação da Kate Winslet, perfeita, mais que perfeita. Suguei todos os micro segundos ( para mim eram sempre micro segundos) em que o Rhalp Fienes contracenava. A cor do filme estava... hummm... como direi, estava soberba. Sei que há muito que não vertia lágrimas num filme, e este fez-me chorar baba e ranho.

Óbvio que via o livro nas prateleiras e nem me sentia atraída para o manusear. Quis o acaso que, numa manhã de sábado o livro roçou pelas minhas mãos e era fatal ou começava a lê-lo ou ia ter que gramar a loiça do almoço... et voilá não mais parei até chegar ao seu final.

O filme está réplica fiel do livro...It's Amazing. Os diálogos, as expressões dos personagens, os actos descritos pelo escritor, tudo a bater certo com o livro ( e isto é uma das coisas que mais me irrita nos filmes, o querer mudar uma coisa que está boa, ou achar que mudar isto ou aquilo que vai melhorar, não melhora NÃO ).
O filme não acrescenta nem tira nada ao livro, e na minha opinião é assim que deveria ser sempre.

Aconselho vivamente a quem nunca leu, ou a quem nunca viu que o faça.

Vale mesmo a pena.

3 comentários:

  1. Olá:)

    Ainda não me tinha apercebido que a querida Almofariza já tinha um blog. Falha minha:)

    Em relação ao livro/filme: foi o filme mais fiel ao livro que alguma vez li. Pessoalmente não gosto de ler um livro depois de ver o filme porque me aborreço sabendo à partida o que se vai passar...já se for ao contrário não acontece. Cismas:)
    Desta vez deu-me mesmo vontade de ler o livro dps de ver o filme porque gostei bastante da versão cinema, e não me dei mal. tanto um como o outro são fantásticos;)

    Beijos e mais beijos*

    ResponderEliminar
  2. Aqui está um tema que pode ser “visto” de muitos ângulos.
    Na minha opinião, não se pode, pura e simplesmente, comparar um com o outro porque são linguagens diferentes.
    Não se comparam fotografias de uma paisagem com a paisagem, assim como não se pode comparar a linguagem cinematográfica com a escrita.
    Quando lemos um livro estamos a fazer um “filme” na nossa cabeça, estamos a visualizar imagens que materializam o que estamos a ler. Acontece que o autor do filme fez o mesmo, e por força, o que ele vê, e especialmente como ele vê, só por coincidência será como outro vê.
    Além da interpretação do que foi lido, há ainda a liberdade de encenar o que se leu, que também só por coincidência seria igual à tua materialização.

    ResponderEliminar
  3. Lontro
    Concordo contigo, mas na minha opinião, o que notava ao ver um filme baseado num livro, é que o filme normalmente fica num meio termo, nunca nos transmite a grandeza da escrita, e com este filme não se passou isso. O Realizador, ou o Director do filme tiveram o cuidado de transcrever literalmente a obra escrita para uma obra visual. Prefiro isso a grandes mudanças só para aumentar audiências ou efeitos especiais ou whatever...
    Cadês Lontro
    P.S- Padrinho, tenho umas dúvidas a tirar contigo, depois explico :)

    ResponderEliminar