domingo, 6 de setembro de 2009

BEST FRIENDS

Da esquerda para a direita B.,S.,X, e Euzinha in Festa Branca Coliseu 2009


Costuma-se dizer que os verdadeiros amigos contam-se pelos dedos de uma mão, eu felizmente e com muito orgulho, posso dizer que a minha contagem ultrapassa uma mão. Este é um post dedicado às minhas AMIGAS de há vinte e cinco anos.

Conhecemo-nos desde a primária, partilhamos alegrias e tristezas. Choramos e rimos juntas. E há momentos em que não se esquece… nunca.
Como da vez em que tive que ir dar a noticia do falecimento de um funcionário nosso à família, resultante de um acidente provocado pelo meu pai, quem estava na rua à minha espera? A B. Acho que foi uma das maiores demonstrações de amizade, daquelas em que as lágrimas ainda me vêem aos olhos quando me recordo, porque ninguém da minha família foi capaz de se oferecer para ir no meu lugar, porque eu só tinha 18 anos, porque fui eu que tive que dar a cara, porque eu não era a mais velha da família. Mas a minha AMIGA foi atrás de mim quando soube o que ia fazer, ficou cá fora à minha espera, acompanhou me até casa, e conhecendo a como a conheço e que sei que tem pavor dessas situações acredito também que ela agonizou quase o mesmo que eu agonizei naquela hora.
Como da vez em que pela primeira vez o grupo teve que se separar, porque eu e a X. entramos na faculdade no Além-mar, choramos e fizemos promessas que orgulhosamente foram cumpridas, continuar Best Friends e mantermo-nos sempre presentes na vida umas das outras (em alturas que não havia TLM, nem SMS, nem Messenger).
Como da vez em que eu cheguei a casa do trabalho e encontro a S. na minha sala arrasada em lágrimas com a pior e mais inesperada noticia que me podia dar. Fiz tudo quanto pude para a ajudar numa situação em que não se pode fazer nada e que nada depende de nós.
Como da vez em que a X. me chamou de irmã que nunca teve.




A S. é a nossa líder, o nosso fio condutor, a que está sempre a ajudar, a que está sempre disponível, apesar da vida profissional que leva, e de ter uma família a seu cargo (às vezes chego a pensar que ela não deve dormir, para ter tempo para fazer tudo quanto faz). A que está sempre a combinar jantaradas e cafés para podermos estarmos juntas. A S. é a nossa consciência, a que não nos deixava asneirar para além do normal, é a nossa Drama Queen.



A B. é a nossa alegria, a que tem o humor mais apurado, é aquela que vê (e imagina às vezes… também) coisas que mais ninguém consegue ver, é aquela em que às vezes tenho que lhe pedir 5 minutos de silêncio porque já me dói a barriga de tanto rir. É aquela em que nós proibíamos de tomar café na nossa presença. É a de todas a que tem melhor coração, e é com ela que mais vezes fico de consciência pesada comigo mesma, sinto que às vezes não retribuo o que ela me faz. É também a única pessoa (com excepção da cara metade e da filhota) em que cumprimento com um abraço bem apertadinho.



A X. foi a pessoa que durante 5 anos estive mais próxima, dividimos apartamento, passamos momentos que sei que não passei nem passarei com mais ninguém, brigamos e reatamos algumas vezes e saí daquele apartamento com mais uma SIS (irmã, que é como nós irmãs nos tratamos) a juntar às outras 3 que já tinha. A X. é a de todas a que por vezes me desilude, porque espero sempre mais dela, porque sei que ela sabe dar mais do que dá actualmente. Porque sei que a pessoa que ela transmite ser hoje não é a X. que conheci. Porque sei que há assuntos que gostava (pelo menos já tentei algumas vezes) ser conversados com ela. Porque sei que ela se tem afastado, porque sei que ela se fecha numa concha em que não há a porra de uma ferramenta que consiga abrir. Porque às vezes canso me de andar atrás dela, porque às vezes juro que não vou ser eu a telefonar-lhe, que vou esperar que seja ela a me ligar e a dizer “ ei Miga! Vamos tomar um café? “. Porque fico à espera que ela me diga que o meu vestido, calça, sapato (ou a merda do que quer que seja que tenha) me fica bem. A X. faz parte da minha vida, sei que se precisar posso contar com ela e sei que gosta de mim, tanto quanto gosto dela.

Houve alturas em que me afastei mais um pouco de uma ou de outra. Houve alturas em que me aproximei mais de uma ou de outra, mas sempre todas se mantiveram no meu coração.
Sem vocês a minha vida seria tão, mas tão mais pobre…
Love you.

4 comentários:

  1. Bem falta-me as palavras...estou emocionada com tanto elogio e tanta verdade...mas as verdadeiras amigas são assim mesmo, dizem sempre o que devem dizer custe o que custar...muitas amizades duram mais do que muitos casamentos ( mesmo aqueles que achamos que é para a vida inteiraaaaaa).Obrigada pela tua amizade sincera adoro-te e já agora a "T" é a alma do grupo que ouve sempre tudo com muita atenção e conforta-nos com um sorriso maravilhoso...que dá uns empurões maravilhosos(hahaha), que nos faz sentir sempre bem vindas, tem sempre um lugar vago no carro...para finalizar porque havia muito mais a dizer tu és a nossa Oprah Winfrey beijos de chocolate

    ResponderEliminar
  2. Ok, a S é a Sara !!!
    :)

    Excelente post, este teu blog ainda é bébé mas está a crecer muito bem.
    Carinho Lontro para ti.
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Lontro
    Sim, a S é a Sara :)
    E pera aí.... desculpa, fui limpar a baba que já escorria...Obrigada, Lontro, escrevi com o coração...
    Carinhos Lontros para ti, tb :))

    ResponderEliminar